Já que o Chile está totalmente em pauta na visão do mundo todo, vamos nos aprofundar mais no assunto:
Ano passado nas eleições a presidencia do Chile, depois de 20 anos tendo no poder o Governo da Concertación, foi eleita política de direita, esse fato foi consequencia de um conjunto de fatores que está relacionado, principalmente, com as dificuldades de mudanças na essencia neoliberal chilena, estagnação na política da Concertación e descrença com o processo político por parte da população
As estruturas Políticas do Chile estavam totalmente abaladas, e sua a visão dentro e fora do país era a pior possível, principalmente pela desigualdade social que ele vem enfrentando.
Entretanto parece que a "maré virou", ironicamente, uma tragédia que teve um final feliz, elevou a confiança do mundo todo no governo chileno.
Como todos já sabem, há mais ou menos setenta dias, trabalhadores de uma mina ficaram presos dentro dela a mais de 600 metros de profundidade, uma tragédia que poderia ter o pior desfecho aos olhos de todos.
Contudo o país trabalhou duro e tentou de tudo para salvar os mineiros, e depois de setenta dias, obtiveram sucesso em uma de suas tentativas, eles fabricaram a Fenix 2, uma cápsula que foi usada para salvar os 33 homens.
As cenas do salvamento pararam e emocionaram o planeta, tornando um dos acontecimentos mais bem sucedidos da história!
E depois de tudo isso, como já citei, o Governo chileno pode estar tendo sua grande chance, a guinada que ele pode dar depois desse aumento de confiança é muito provável.
Isso pode mudar e muito (pra melhor, é claro) as decisões políticas tomadas no Chile.
Enfim, quem diria que um acontecimento que podia acabar em uma grande tragédia traria um final feliz para todo um país?
Respeitosamente
Paula Ambar
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pa, isso mexeu demais com mundo. Acho que pelo país ter acabado de sair da catastrofe de um terremoto, recuperar tão históricamente sua alto estima é um feito e tanto.
ResponderExcluirParece que o Planeta Terra naquelas horas voltava a ser mais humano, passando a mensagem ao meu ver, de "Olha o que podemos fazer, ajudar ao próximo é tão lindo e tão real, que está mais perto do que imaginamos"
Beijossss... té o próximo!!!
Paulinha, gostei da comparação e reflexão que fez sobre os momentos vividos por esse país, por serem tão opostos e contrastantes. De fato esse último acontecimento sensibilizou o mundo inteiro, tanto pelo salvamento bem sucedido quanta pela persistência de cada um deles. Parabéns pelo blog! Beijos.
ResponderExcluirÉ claro que eu não posso deixar de falar que você realmente tem o dom pra escrever.
ResponderExcluirE que concordo com o que diz, é como se o país assumisse uma posição e um olhar internacionais, bem diferentes, até mais respeitoso eu acho por nossa parte, mas pro governo chileno, mais exigente!
Vamos ver até quando esse nome vai estar em alta! :D
adorei! parabéns!
É bem como dizem mesmo: 'Deus escreve certo por linhas tortas'
ResponderExcluirParabéns Pauliha!
A política mais uma vez interfere no cotidiano das pessoas.Não somente as estruturas das escavações estavam abaladas,mas como disse muito bem a Paula, as estrururas politicas chilenas estavam abaladas, e um abalo na politica nacional, interfere direta ou indiretamente na vida das pessoas.Da esquerda ou da direita eles tem que se lembrar que não gorvenam para sí. O governo esquece de investir com o povo, e vive as custas do povo, claro que eles não tem culpa diretamente nesse desabamento, mas com certeza inderetamante sim.
ResponderExcluirPaulinha seu blog está muito bom, suas materias são otimas, parabéns viu, muito sucesso nessa sua carreira de jornalista. Você tem futuro ;D