domingo, 16 de maio de 2010

Maria Antonieta

Estive pensando no que escrever aqui hoje, e fui pesquisar assuntos, e descobri que hoje dia 16 de maio foi o dia do casamento de Maria Antonieta com o Luís XVI, reis da frança, por isso, acabei lembrando de acontecimentos da história da vida da Maria Antonieta (que foi extremamente criticada e discutida), lembrei-me do filme também,e fiquei com vontade de dizer aqui.
Marie Antoinnete, seu verdadeiro nome em francês, era um princesa austríaca, quando foi pedida em casamento pelo futuro rei da França, depois disso tornou-se a rainha francesa, até a revolução. Sua vida foi marcada por escândalos, a começar por ter conseguido engravidar apenas quatro anos depois de seu casamento, e além disso, a primogênita foi uma menina, uma afronta para a socidade francesa, machista na época, diante de tanta contradição Maria disse uma frase pra sua filha, muito famosa até hoje : "Pobre menininha, não és o que se desejava, mas não por isso que me és menos querida, um filho seria propriedade do Estado, você, serás minha, terás o meu caminho indiviso, dividirás comigo toda minha felicidade e aliviarás todo meu sofrimento".
Mas, depois disso, finalmente, deu a luz a um menino, o grande herdeiro do trono francês,Luís José, mas, por ironia do destino, anos mais tarde, depois de ter perdido sua terceira filha, o herdeiro Luís, acabou falecendo, vítima de tuberculose, nos braços da mãe.
Maria era conhecida por ser uma rainha irresponsável e adultera (teve um caso com o conde Fersen), era famosa por suas grandes e belas festas, era viciada em jogos e cassinos, e morava em um palácio sozinha, que lhe foi dado quando teve sua primeira filha, o Petit Trianon , que ficava aos arredores de Versalhes.
Mas seu verdadeiro declínio começou depois dela ter desautorizado uma reforma financeira e seus inimigos apelidaram-na de "madame déficit".
Atribuiu-se a ela a célebre frase " se não tem pão, que comam brioches", que ela disse a suas camareiras quando um grupo de pobres, foi ao palácio pedir pão para comer, mas isso é muito discutido e negado hoje pelos historiadoes, dizem que esse "boato" foi usado contra ela na Revolução Francesa.
Em 1789 a familia real foi detida no Palacio de Versalhes e levada pelos revolucionarios para o Palacio de Tulherias, lá ficaram detidos até 1792, quando tentaram uma fuga, mas foram reconhecidos e novamente detidos quando passavam por Varennes, esse episódio ficou conhecido como "Noite de Varennes" .
Depois da condenação do marido e da temida viuvez onde ficou conhecida como "viúva capeto" , Maria Antonieta foi condenada a guilhotina por traição, em 16 de outubro de 1793.

Ufa! Pronto queridos, essa foi um pouco da história da nossa querida Maria Antonieta, espero que tenham aproveitado, e aprendido como eu!
Carinhosamente
Paula Ambar.

3 comentários:

  1. Parabéns Paula, suas matérias são ótimas ;D

    ResponderExcluir
  2. Paulinha, você consegue escrever sobre aquilo que foge do comum. Muito original,parabéns! Sou sua fã ahaha

    ResponderExcluir
  3. Serviço de utilidade pública com Dra. Ambar Lins...
    Curti! hehehehehe

    ResponderExcluir