segunda-feira, 17 de maio de 2010

Alô espectadores!
Excepcionalmente hoje, uma terça feira, farei aqui um texto (atendendo a pedidos).
O motivo? A morte de um grande músico reconhecido no mundo todo, Ronnie James Dio, o "pai do HEAVY METAL".
Pra vocês entenderem um pouco o que ele significou dentro do estilo, vou explicar em resumo o que é o heavy metal:
Muitas vezes conhecido como metal, rock paulera (termo visto pelos apreciadores, como ofensivo), é um gênero do rock que teve origem na década de 6o, na Inglaterra e EUA, principalmente. Tendo origem no blues-rock e no rock psicodélico, as bandas que criaram o gênero desenvolveram um som "maciço", caracterizado por altas distorções amplificadas, prolongados solos de guitarra e batidas enfáticas. Os "experts" no assunto afirmam que de todos os formatos do rock 'n' roll, o heavy metal, é a forma mais extrema, em termos de volume, machismo e teatralidade.
A principais bandas de heavy metal são Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath, essa ultima, foi a banda do nosso "homenageado".
Ronald James Padovana, o nome verdadeiro do DIO, foi um vocalista do heavy metal, e ficou famoso por cantar em bandas como Rainbow e Black Sabbath.
Ronnie adotou o nome de Dio em homenagem a um mafioso italiano, Johny Dio, sua primeira banda (que formou com colegas de escola) foi a banda ELF, depois disso, em meados dos anos 70, foi chamado pra cantar na Rainbow, onde gravou quatro albuns.
Após deixar o Rainbow, foi convidado pelo guitarrista Tony Lommi, para ser o vocalista no Black Sabbath, onde permaneceu até 1983.
E nesse mesmo ano começou sua carreira solo, lançando seu primeiro album (solo), depois daí não parou mais. Em 2009, foi diagnosticado com câncer no estômago, tratou-se com algumas sessões de quimioterapia, mas nao resistiu, vindo a falecer dia 16 de maio de 2010.
Por isso, deixo aqui minha homenagem ao Pai do Heavy Metal, e meus sentimentos aos fans.

Respeitosamente

Paula Ambar

domingo, 16 de maio de 2010

Maria Antonieta

Estive pensando no que escrever aqui hoje, e fui pesquisar assuntos, e descobri que hoje dia 16 de maio foi o dia do casamento de Maria Antonieta com o Luís XVI, reis da frança, por isso, acabei lembrando de acontecimentos da história da vida da Maria Antonieta (que foi extremamente criticada e discutida), lembrei-me do filme também,e fiquei com vontade de dizer aqui.
Marie Antoinnete, seu verdadeiro nome em francês, era um princesa austríaca, quando foi pedida em casamento pelo futuro rei da França, depois disso tornou-se a rainha francesa, até a revolução. Sua vida foi marcada por escândalos, a começar por ter conseguido engravidar apenas quatro anos depois de seu casamento, e além disso, a primogênita foi uma menina, uma afronta para a socidade francesa, machista na época, diante de tanta contradição Maria disse uma frase pra sua filha, muito famosa até hoje : "Pobre menininha, não és o que se desejava, mas não por isso que me és menos querida, um filho seria propriedade do Estado, você, serás minha, terás o meu caminho indiviso, dividirás comigo toda minha felicidade e aliviarás todo meu sofrimento".
Mas, depois disso, finalmente, deu a luz a um menino, o grande herdeiro do trono francês,Luís José, mas, por ironia do destino, anos mais tarde, depois de ter perdido sua terceira filha, o herdeiro Luís, acabou falecendo, vítima de tuberculose, nos braços da mãe.
Maria era conhecida por ser uma rainha irresponsável e adultera (teve um caso com o conde Fersen), era famosa por suas grandes e belas festas, era viciada em jogos e cassinos, e morava em um palácio sozinha, que lhe foi dado quando teve sua primeira filha, o Petit Trianon , que ficava aos arredores de Versalhes.
Mas seu verdadeiro declínio começou depois dela ter desautorizado uma reforma financeira e seus inimigos apelidaram-na de "madame déficit".
Atribuiu-se a ela a célebre frase " se não tem pão, que comam brioches", que ela disse a suas camareiras quando um grupo de pobres, foi ao palácio pedir pão para comer, mas isso é muito discutido e negado hoje pelos historiadoes, dizem que esse "boato" foi usado contra ela na Revolução Francesa.
Em 1789 a familia real foi detida no Palacio de Versalhes e levada pelos revolucionarios para o Palacio de Tulherias, lá ficaram detidos até 1792, quando tentaram uma fuga, mas foram reconhecidos e novamente detidos quando passavam por Varennes, esse episódio ficou conhecido como "Noite de Varennes" .
Depois da condenação do marido e da temida viuvez onde ficou conhecida como "viúva capeto" , Maria Antonieta foi condenada a guilhotina por traição, em 16 de outubro de 1793.

Ufa! Pronto queridos, essa foi um pouco da história da nossa querida Maria Antonieta, espero que tenham aproveitado, e aprendido como eu!
Carinhosamente
Paula Ambar.

domingo, 9 de maio de 2010

Dia das Mães

Alô espectadores, aqui estou eu novamente, depois de um certo tempo, confesso que não sou muito boa para ter ideias de temas para escrever aqui pra vocês, mas como hoje, é uma data especial(como todos sabem), o dia "Delas", elas que nos amam mais que qualquer um no mundo, elas que fizeram e fazem tudo pela gente, elas aguentam todos os nossos defeitos e fraquezas que só fazem aumentar seu amor a cada dia, elas que nos oferecem amor e carinho incondicial sem pedir nada em troca, elas que nos deram a vida, MAMÃES, (a propósito,parabens mãe).
Então, nesse dia,além de passar com minha mãe ,claro, fiquei curiosa e pensando ,de onde surgiu o dia das mães?
Resolvi pesquisar sobre o assunto, e descobri que as mais antigas celebrações do Dia das Mães, aconteciam nas primaveras da Grécia Antiga com o intuito de homenagear a "deusa" Rhea, irmã e esposa de Cronos, o deus do tempo, Rhea é a mãe de todos os deuses na mitologia grega. Já na mitologia romana o Dia das Mães homenageava Cybele, mãe dos deuses romanos. Dizem que o Dia das Mães era comemorado desde 25o a.c ( e eu que pensava que era apenas uma data comercial,o que atualmente, infelizmente, é o que acontece). Mas, voltando a nossa história o Dia das Mães propriamente dito, ou seja, o que conhecemos atualmente, foi uma "ideia" da americana Anna Jarvis que resolveu comemorar o dia, depois da morte de sua mãe, e ela quis que a homenagem se estendesse a todas as mães do mundo, dizia que era uma data para todos pensarmos e refletirmos sobre os valores de nossas mães, depois disso então, as autoridades começaram a aderir ao dia e inseriram no calendário o dia das mães, e dizem que o primeiro Dia das Mães oficial, foi celebrado dia 10 de maio de 1907!
Enfim, esse é um pequeno resumo do que eu aprendi hoje sobre a origem do dia das mães, espero ter matado a curiosidade de vocês também!
E, não posso me esquecer, Feliz dia das Mães a todas as mães, e filhos, e futuras mães!
Agradecida e carinhosamente

Paula Ambar

domingo, 2 de maio de 2010

Acabaram os campeonatos estaduas de futebol, Santos campeão paulista, Atlético em Minas,Grêmio no Rio Grande do Sul (nada feliz com os resultados,mas isso nao vem ao caso).
Todo esse futebol me faz lembrar que estamos em ano de Copa do Mundo!
Faltam 39 dias não?Pois é, uma das melhores épocas do mundo, ano de alegria, patriotismo, união e principalmente vitórias!
Mas, peço,suplico aos brasileiros, não vamos nos esquecer das eleiçoes também. Não sei se propositalmente (ou não) as eleições a presidência da República,senadores,governadores e deputados, são exatamente no mesmo ano da Copa. Por isso meu suplício não vamos deixar que toda a euforia e alegria nos faça esquecer de todas as "faltas de vergonha na cara", tramóias e desonestidades políticas do país, sem citar nomes, sem defender ou acusar partidos, mas por favor, não vamos fazer jus a fama que brasileiro "tem memória curta", como aconteceu na Copa de 70 em plena ditadura militar, que os governantes se aproveitaram da vitória do Brasil pra levantar o nome do país perante os brasileiros, fazendo-os esquecer de tudo o que estava havendo na época.
Então é isso, acredito que brasileiros tem sim, ótima memória e espero mesmo me orgulhar quando não nos calarmos diante das injustiças!
Ah, e ótima Copa do Mundo a todos nós, BOA SORTE BRASIL, estamos com você!
"A taça do mundo é nossa"...

Paula Ambar

Iniciação

Quando eu penso em começar a escrever em um blog, me vem muitas coisas na cabeça,idéias boas ou nao que quero jogar aqui pra compartilhar, mas eu nunca consigo expressá-las com exatidão,minha cabeça ferve com assuntos e opiniões que não passam de pensamentos,coloca-las no papel (ou no computador)?
É praticamente impossível, mas vou começar a tentar, não tenho nenhum seguidor por enquanto mesmo ,não é?
Mas, desde já, desculpem-me os erros gramaticais que eu sei que terei e desculpem-me as viagens,sonhos e devaneios (como já diz o nome).
Obrigada desde já pela "audiência"?

Com extrema gratidão, carinho e medo
Paula Ambar.